Santa Catarina realiza primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS

Santa Catarina realizou a primeira cirurgia robótica oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento ocorreu na sexta-feira (19), no Hospital Azambuja, em Brusque, em parceria com o Governo do Estado, e representa um marco para a saúde pública catarinense.

A cirurgia foi uma lobectomia pulmonar, procedimento utilizado para retirada de parte do pulmão em um paciente com câncer. O hospital integra a rede pública de saúde e de atendimento oncológico do estado.

Paciente recebeu alta dois dias após o procedimento

O paciente, morador de São João Batista, foi encaminhado pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Ele recebeu alta hospitalar dois dias após a cirurgia, em 21 de junho, demonstrando alguns dos benefícios da técnica robótica, como menor trauma cirúrgico, redução do sangramento e recuperação mais rápida.

Tecnologia amplia qualidade do atendimento oncológico

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a ampliação dos serviços especializados faz parte do fortalecimento da rede hospitalar catarinense.

“Com a orientação do governador Jorginho Mello, estamos reorganizando e ampliando a rede hospitalar em Santa Catarina. Após um trabalho intenso, conquistamos a habilitação em oncologia para o Hospital Azambuja, o que nos permite avançar ainda mais no cuidado aos pacientes.”

Segundo o secretário, a incorporação da cirurgia robótica representa um avanço na qualidade, segurança e resolutividade do atendimento oncológico pelo SUS.

Procedimento foi realizado por equipe especializada

A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião torácico Eduardo Ballester, coordenador da cirurgia robótica do Hospital Azambuja, juntamente com o médico Ramon Mendes.

De acordo com Ballester, a iniciativa permitirá ao Estado avaliar custos e a viabilidade da ampliação do acesso à cirurgia robótica para pacientes oncológicos da rede pública.

“Muitas vezes são pacientes que têm cirurgias mais difíceis, mais delicadas, e que necessitam de uma tecnologia como a robótica para conseguir a melhor resolução do caso.”

Inicialmente, a parceria deverá atender pacientes com câncer encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme os critérios estabelecidos pela regulação estadual.

Hospital reforça referência em alta complexidade

Para o diretor administrativo do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, a realização do procedimento representa um momento histórico para a saúde catarinense.

“A realização da primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS no estado demonstra a força da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. É um avanço que chega ao paciente, que passa a ter acesso a uma tecnologia de ponta, com mais precisão, segurança e melhores condições de recuperação.”

Com a iniciativa, o Hospital Azambuja amplia sua atuação na rede de assistência oncológica de Santa Catarina e fortalece os serviços de alta complexidade oferecidos aos pacientes do SUS.

Serviço

Procedimento: Primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS em Santa Catarina
Hospital: Hospital Azambuja
Cidade: Brusque
Cirurgia: Lobectomia pulmonar
Paciente: Morador de São João Batista
Equipe médica: Eduardo Ballester e Ramon Mendes
Parceria: Governo do Estado de Santa Catarina e Hospital Azambuja

Notícias relacionadas

- Publicidade -spot_img

Últimas